domingo, 23 de junho de 2013

A Evasão do Ensino Superior no Brasil


 evasão do ensino superior é um fator preocupante para o Estado brasileiro. O crescente número de estudantes que abandonam a faculdade revela um diagnóstico de que a educação básica não preparou os os alunos para ingressarem na universidade. 

O crescente número de estudantes que abandonam a faculdade revela um diagnóstico de que a educação básica não preparou os os alunos para ingressarem na universidade. Pesquisas mostram que mais do que por escolha errada estudantes largam largam cursos por dificuldade de rendimento. 

Hoje menos de setenta por cento dos alunos que ingressam na universidade se formam. Pesquisa da Universidade de Brasília revelou que a repetência em uma mesma disciplina ou a falta de bom rendimento, de modo geral são as maiores causas da evasão do ensino superior.

O problema da evasão escolar é discutido desde muito tempo, os motivos são inúmeros, especialistas acreditam que o problema pode estar relacionado à questão cultural e social.


"Essa evasão está muito ligada à questão social, a forma como os códigos são colocados pela elite se tornam de difícil compreensão para aquelas pessoas que não nasceram naquele 'berço', então isso acaba dificultando com que as pessoas tenham um rendimento melhor por tratarem de temas onde as famílias que têm um pai professor ou alguma formação melhor, esse essa linguagem se torna uma coisa natural para essas crianças", diz o o sociólogo Claudio Diniz. 

Nas universidades é comum encontrar estudantes que ainda não decidiram que área seguir. "Fiz Arquitetura e Urbanismo, é um curso legal mas eu acabei desistindo porque eu vi que não era pra mim, eu achei que ia começar a gostar mas não", relata o estudante de publicidade Hudson Dantas. 

"Desde pequena no ensino médio sempre gostei de comunicação, de me expressar, sempre participei de grêmio, acho que isso é bastante importante para a escolha, eu ia escolher RH mas um amigo falou, não, vai atrás do que você realmente quer, você têm que trabalhar com o que gosta, você gosta de informar, de conversar com as pessoas, faz jornalismo que é a sua área", lembra a estudante de Jornalismo Gabriela Constantino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!