quarta-feira, 30 de março de 2011

Os Jovens e a Leitura



Os Jovens e a Leitura


Michéle Petit é antropóloga, pesquisadora do laboratório de dinâmicas Sociais e recomposição dos espaços do Centre National de la Recherche Scientifique, na França.
Este livro é fruto de vários trabalhos, nos quais somam a brilhante carreira de Michéle Petit. Como por exemplo: Adireção de um estudo na zona rural francesa, e tambem, sobre o papel das bibliotecas públicas na luta contra os processos de exclusão e segregação, tendo por base, entrevistas com jovens de bairros marginalizados.
'um trecho que me marcou neste livro; é o que díz o escritor italiano Alessandro Baricco':
"pessoalmente prefiro a dominação das narrações à dominação exercida pela ciência, a filosofia ou a religião. No filósofo, no erudito ou no padre, há sempre uma espécie de autoridade que não se encontra no escritor".
O que tambem me surpreendeu em um estágio desta leitura; foi a entrevista com um agricultor francês; ele díz:
"Você sabe, eu e minha mulher tivemos sete filhos; issoé algo que realmente mantem uma pessoa ocupada. Sempre encontrávamos um jeito de dividir o trabalho, nós nos virávamos. Então, não me venha com essa história de 'não tenho tempo'. Isso não existe. Quando queremos nos organizar, nós conseguimos".
'Sublinhei a frase "isso não existe", pelo fato de que tambem costumo pronúnciá-la. 'É uma espécie de ironia para mostrarmos que é possível conquistar algo valioso em nossas vidas; porém é necessário que as pessoas promovam estratégias de crescimento profissional e pessoal.
Estou convícto de que esta leitura, para me, será de grande valia _ reforçando assim o prazer pela literatura.


                                                                   Claudio Faryas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta postagem!